A Dona Joaninha

Joana D'Arc Almeida, conhecida como Dona Joaninha, é natural de Catalão(GO). Nascida em 02/02/1933, veio morar em Araxá em 1951.

É viúva do saudoso Cyro Almeida, um dos mais tradicionais comerciantes que Araxá teve no início da década de 30 até o final da década de 60. Foi ele o proprietário da famosa Casa Rex e Loja Cyro Almeida (primeira na comercialização de eletrodomésticos em Araxá).

Araxaense de coração e cidadã honorária, Dona Joaninha iniciou sua produção de doces para comercialização em 1970. Sua especialidade são os doces em compotas, feitos de uma forma 100% artesanal com muito amor e prazer ao fazer. Ao longo do tempo, seus doces se tornaram famosos, e nossa cidade, já então muito conhecida, passou a ter, através de suas compotas, ainda mais projeção no cenário mineiro e nacional. Já há alguns anos é citada pelo Guia Quatro Rodas como a melhor doceira de Araxá e a única citada no roteiro do circuito das Águas.

O mais importante é que ao longo desses anos Dona Joaninha mantém o mesmo amor, dedicação e compromisso pelo que faz e pelos produtos que saem de suas doces e esforçadas mãos. Hoje, com mais de 80 anos, contando com o apoio de sua família na continuidade dos negócios, Dona Joanninha já se tornou uma verdadeira marca e tradição de nossa cidade.