A cidade de Araxá

ARAXÁ A PRIMEIRA DAS 7 MARAVILHAS DE MINAS ,
E OS DOCES JOANINHA TAMBÉM.

      Araxá tem na sua formação geológica riquezas minerais como as águas sulfurosas e radioativas, o nióbio e a apatita. Na Bacia do Barreiro viveram mamíferos pré-históricos há milhares de anos.

       Da sua origem indígena a cidade herdou, sobretudo, o próprio nome ARAXÁ que na língua tupi-guarani tem o significado - por extensão - de um lugar alto onde primeiro se avista o sol. Nessa região, formou-se um dos maiores quilombos de Minas Gerais, o Quilombo do Ambrósio. O colonizador aqui foi atraído pelo sal natural das águas do Barreiro. A prática da pecuária foi o motivo básico dessa ocupação, seguida por atividades paralelas como o comércio dos tropeiros e mercadores e a agricultura. Como todo esse legado cultural Araxá é, ainda, uma cidade turística - aqui se convive com o mito Dona Beja - e o valor das suas águas e da lama termal a fez tornar-se uma estância hidromineral.

       O clima ameno, com temperatura anual em torno de 21 graus C permite uma estadia agradável. Coloque na bagagem roupas leves e confortáveis. Você vai querer cavalgar, pedalar dentro e fora do lago, caminhar, ir às compras, sair à noite. Araxá é uma festa para quem gosta de levar boas lembranças para casa. 

       O que não falta em Araxá é um cenário bonito, gente alegre, casarões antigos, belas residências. Não foi por acaso que a cidade já foi fotografada pelas grandes revistas de moda e de arquitetura. Ela foi palco de filmes, novelas e seriados de televisão. Resistir aos tapetes de tear, delicados bordados, sabonetes e cremes com a lama negra de Araxá é quase que impossível. Outra grande tentação são os doces e as quitandas.

       Além do tratamento diferenciado oferecido pelos hotéis, o araxaense recebe muito bem os turistas. Não é à toa que a cidade tem fama de ser uma das mais hospitaleiras do país. Todos estes fatores e muitos outros, que você só descobrirá pessoalmente, garantirão a sua tranqüilidade e conforto fora de casa.

 

Localização
       Latitude: 19º 35' 33" S
       Longitude: 46º 56' 26" W
       Altitude: 973 metros
       Área do Município: 1.283 km²
       Região mineira do Alto Paranaíba
       Distrito que compõe o município – Itaipu
       A Estância Hidromineral de Araxá, no Sudoeste Mineiro, na Zona Geográfica do Alto Paranaíba, é propícia ao desenvolvimento dos diferentes ramos da atividade turística, devido a fatores históricos, geográficos e econômicos que definem o imenso potencial dessa região.
 

 

Para saber mais sobre a cidade acesse os links abaixo:
Prefeitura www.araxa.mg.gov.br
Jornal Araxá www.jornalaraxa.com.br
Sesc www.sescmg.com.br/unidades/araxa.asp
Taua Grande Hotel www.tauaresorts.com.br/araxa/
Circuito da Canastra www.circuitodacanastra.com
Hotel Colombo www.hotelcolombo.com.br
Pousada Dona Beijo www.pousadadonabeja.com.br
Virgilius Palace Hotel www.virgilius.com.br
Agito Araxá www.agitoaraxa.com.br